Skip to main content

ANTIGOS COMBATENTES

Stress de Guerra

Esclarecimento de dúvidas relacionadas com o stress de guerra:

Como deve proceder o militar ou ex-militar portador de perturbação psicológica crónica, resultante da exposição a fatores traumáticos de stress durante a vida militar, para integrar a Rede Nacional de Apoio (RNA)?

O processo inicia-se com a apresentação do doente a uma consulta no Centro de Saúde da sua área de residência, nas organizações não governamentais (ONG) com competência para o efeito ou, sendo beneficiário do subsistema de assistência na doença aos militares (ADM), pode também recorrer às instituições e unidades de saúde militar, que o referenciará para o serviço de saúde mental, utilizando o impresso Modelo 1.

Efetuada a avaliação da respetiva patologia, o Centro de Saúde remete o processo para o Serviço de Saúde Mental da área de residência para o preenchimento do Modelo 2.

Sempre que o Serviço Nacional de Saúde declare impossibilidade em efetuar o preenchimento deste Modelo no prazo de 60 dias ou não conclua o processo de avaliação no mesmo período, pode o preenchimento deste modelo ser efetuado por ONG com protocolo celebrado com o MDN neste âmbito.

Após o preenchimento do Modelo 2, o processo é remetido à Direção de Saúde do Ramo das Forças Armadas onde prestou o serviço militar, o qual promoverá os procedimentos necessários para a submissão a uma Junta de Saúde Militar.

Onde posso obter ajuda?

No serviço Nacional de Saúde e ainda junto das ONG (organizações não governamentais) protocoladas com o Ministério da Defesa Nacional, a saber:

Liga dos Combatentes (LC)
{article 232}[text]{/article}
 
Rede Nacional de Apoio (ONGs)
 
{article 233}[text]{/article}